Xadrez
Histórico
A origem do xadrez remonta à Índia, onde surgiu por volta do século VI com o nome de chaturanga. Este jogo, que significa "quatro divisões" em sânscrito, era composto por quatro divisões de um exército: infantaria, cavalaria, elefantes e carros de guerra. Com o tempo, o chaturanga evoluiu para o shatranj, que se espalhou pelo Oriente Médio e chegou à Europa, onde se desenvolveu na forma que conhecemos hoje.
O tabuleiro de xadrez é composto por 64 casas organizadas em 8 linhas (1 a 8) e 8 colunas (a até h). As casas alternam entre cores claras e escuras.
-
Colunas: de a a h (da esquerda para a direita).
-
Linhas: de 1 a 8 (de baixo para cima).
Diagonais: Ligação de 2 ou mais casas em "x"
-
Cada casa é identificada por uma coordenada formada pela letra da coluna e número da linha. Ex: a1, h8.
As peças de xadrez ocupam posições específicas no início do jogo, com as brancas na linha 1 e 2 as pretas nas linhas 7 e 8.
A disposição das casas no tabuleiro segue a alternância de cores, com a casa a1 sendo escura.
Regra: Sempre a casa do lado direito de cada jogador deve ser de cor clara.
Peças -
32 peças,
16 brancas e 16 pretas.
Sendo que ambas as cores possuem:
2 Torres
2 Cavalos
2 Bispos
1 Dama
1 Rei
8 Peões
Movimentação das Peças
Regra: Sempre as brancas começam a partida.
XEQUE
Xeque:
O que é: O Rei está sob ataque de uma peça adversária.
O que acontece: O jogador tem três opções para escapar do xeque:
1- Fugir (Mover o rei para uma casa segura.)
2- Proteger (Colocar uma peça entre o Rei e a peça que está ameaçando.)
3- Capturar (a peça que está ameaçando o Rei.)
Resultado: A partida continua.
O que é: O rei está em xeque e não há nenhum lance legal para sair dessa ameaça.
O que acontece: O rei não tem para onde fugir, não pode ser coberto e nenhuma peça pode capturar o atacante.
Resultado: É o fim da partida e o jogador que sofreu o mate perde.
O que é: Situação de jogo onde o Rei não está ameaçado, e não tem nenhuma outra peça para movimentar e as casas que o Rei pode ir estão ameaçadas.
O que acontece: A partida acaba empatada.
Xeque: Ameaça com possibilidade de fuga.
Xeque-mate: Ameaça sem possibilidade de fuga = vitória.
Afogamento: Sem lances legais, mas sem xeque = empate.
Movimentos Especiais
Promoção
Roque
O Roque é uma jogada especial que envolve a movimentação de duas peças em um único lance, o rei e uma das torres.[ O objetivo da jogada é proteger o rei, tirando-o do centro.[2] O movimento consiste no deslocamento lateral do rei na primeira fileira em duas casas na direção da torre com a qual desejar "rocar", e a torre escolhida passa através do rei permanecendo na primeira casa após o "salto". Existem dois tipos de roque, a depender da torre escolhida para o movimento: o roque maior (quando realizado com a torre mais afastada) e o roque menor (quando feita com a torre mais próxima).En Passant
Essa captura deve ser imediata logo após esse movimento de salto de duas casas, não podendo ser feita posteriormente a esse movimento.
Requisitos
Antes de executar a jogada, é necessário o atendimento aos seguintes requisitos:
- O rei e a torre envolvida não podem ter se movimentado nenhuma vez desde o início do jogo;
- As casas entre o rei e a torre devem estar desocupadas;
- O rei não pode estar em xeque, nem ficar em xeque depois do roque;
- Nenhuma das casas por onde o rei passar ou ficar deverá estar no raio de ação de uma peça adversária. Isto não se aplica à torre envolvida.
Caso o roque seja com a torre da ala do rei, chama-se roque pequeno. Sendo a torre escolhida da ala da dama, chama-se roque maior.
Ao trocar, o enxadrista deve mover primeiro o rei e depois a torre.
XEQUES TRADICIONAIS
2. Dh5!? Cc6
3. Bc4 Cf6??
4. Dxf7#
Mate do Louco é o xeque-mate mais rápido possível do xadrez, sendo executado com o segundo lance das peças negras. É extremamente raro, já que para a sua ocorrência as brancas devem cometer erros incomuns, mesmo entre principiantes, ao fazer duas das piores jogadas de abertura possíveis.
A sequência mais comum do Mate do Louco em notação algébrica:
1.f3 e5
2.g4?? Dh4#
Xeque-Mate do ...
EXERCÍCIOS DE XADREZ
1 - Qual é o nome das casas marcadas no tabuleiro?
R: ______,______,______,______,______,______,______,______,______.
2 – Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes peças?
Rei branco: _______ Dama preta: ______ Bispos brancos: ______,______.
3 – Nas posições abaixo dizer se o Rei preto encontra-se em xeque,, xeque-mate ou afogado:
a) Brancas: Ra8, Dh6
Pretas: Ra6 R: __________________________
b) Brancas: Rc3, Dh1
Pretas: Rc1 R: __________________________
c) Brancas: Rc6, De6
Pretas: Rd8 R: __________________________
d) Brancas: Rf3, Dg3
Pretas: Rh3 R: __________________________
e) Brancas: Rb3, Db7
Pretas: Ra8 R: __________________________
f) Brancas: Rb7, Df2
Pretas: Rf8 R: __________________________
g) Brancas: Rg6, Dh7
Pretas: Rh8 R: __________________________
4 – Nos exercícios abaixo, as brancas jogam e dão xeque-mate em 1 lance, como?
a) Brancas: Ra6, Dh7
Pretas: Rb8 R: __________________________
b) Brancas: Rc4, Db8
Pretas: Ra4 R: __________________________
c) Brancas: Rf3, Dg8
Pretas: Rh1 R: __________________________
5 – Quais são as 5 maneiras diferentes de dar xeque mate nas pretas?
Brancas: Rg3, Db2
Pretas: Rh1 R: __________________________
6 – No exercício abaixo, as brancas forçam o xeque mate em 2 lances, como?
Brancas: Rf6, Df4
Pretas: Re8 R: __________________________
7 – Como as brancas dão mate em um lance?
a) Brancas: Rf6, Ta1
Pretas: Rf8 R: __________________________
b) Brancas: Rf5, Tc8
Pretas: Rh5 R: __________________________
c) Brancas: Re3, Tc3
Pretas: Re1 R: __________________________
8 – Como as brancas dão mate em um lance?
a) Brancas: Rh1,Dg6, Bh4
Pretas: Rh8 R: __________________________
b) Brancas: Ra1,Bc6,Bd6,Th3
Pretas: Rd8 R: __________________________
c) Brancas: Rf6, Bg6, Bd6
Pretas: Rh6 R: __________________________
d) Brancas: Rg3, Bf2, Be2
Pretas: Rh1 R: __________________________
9 – Quais as casas ameaçadas por um cavalo situado em:
a) h1: __________________________________
g1: __________________________________
f1: __________________________________
f2: __________________________________
f3: __________________________________
b) Quais das casas do exercício acima o cavalo é mais ativo? ________________
c) Como podem as pretas executar xeque-mate em um lance?
Brancas: Ra1
Pretas Ra3, Ba2, Cb4 R:_______________________________
10 – Quais são as duas maneiras das pretas dar mate em um lance?
a) Brancas: Rb4, a3, b3,c3
Pretas: Rb6, b5, a7, c6 R: __________________________
b) Brancas: Rb1
Pretas: Rb3, b2, a3, c3 R: __________________________
c) Brancas: Re1
Pretas: Re3, Be2, d3, f3 R: __________________________
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