Aula Xadrez


Xadrez

Citações de Intelectuais e Enxadristas Famosos

Johann Wolfgang von Goethe: "O xadrez é a ginástica da inteligência". 

Benjamin Franklin: "Do jogo de xadrez aprendemos 5 coisas importantes na vida: previsão, prudência, cautela, o hábito de não se deixar abater por mais difícil que aparente ser a situação e finalmente a esperança por uma oportunidade favorável que existe sempre em qualquer situação". 

Marcel Duchamp: "Enquanto todos os artistas não são jogadores de xadrez, todos os jogadores de xadrez são artistas", um artista reconhecido por suas obras inspiradas no xadrez. 

Richard Reti: "No xadrez, temos um jogo de luta que é puramente intelectual e exclui o acaso". 

Citações dos Enxadristas

Emmanuel Lasker: "A coisa mais difícil no xadrez é ganhar um jogo ganho". 

Savielly Tartakover: "Tática é saber o que fazer quando há algo a fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada para fazer". 

José Raúl Capablanca: "Para melhorar o seu jogo, deves estudar as finais, porque enquanto a final pode ser estudada e dominada por si só, o meio jogo e a abertura devem ser estudados em relação à final". 

Bobby Fischer: "Ninguém está interessado nas suas desculpas quando perdes". 

Siegbert Tarrasch: "Não tens que jogar bem, é suficiente jogares melhor que o teu adversário". 

Mikhail Chigorin: "Até um plano ruim é melhor do que a falta de plano". 

Vladimir Putin: "O xadrez torna o homem mais sábio e a ver mais claro". 

Histórico
 A origem do xadrez remonta à Índia, onde surgiu por volta do século VI com o nome de chaturangaEste jogo, que significa "quatro divisões" em sânscrito, era composto por quatro divisões de um exército: infantaria, cavalaria, elefantes e carros de guerra. Com o tempo, o chaturanga evoluiu para o shatranj, que se espalhou pelo Oriente Médio e chegou à Europa, onde se desenvolveu na forma que conhecemos hoje. 

Magnus Carlsen

Xadrez de Bruxo

O Turco



Tabuleiro



O tabuleiro de xadrez é composto por 64 casas organizadas em 8 linhas (1 a 8) e 8 colunas (a até h). As casas alternam entre cores claras e escuras.

  • Colunas: de a a h (da esquerda para a direita).

  • Linhas: de 1 a 8 (de baixo para cima).

  • Diagonais: Ligação de 2 ou mais casas em "x"

  • Cada casa é identificada por uma coordenada formada pela letra da coluna e número da linha. Ex: a1, h8.

As peças de xadrez ocupam posições específicas no início do jogo, com as brancas na linha 1 e 2 as pretas nas linhas 7 e 8.

A disposição das casas no tabuleiro segue a alternância de cores, com a casa a1 sendo escura.

Regra: Sempre a casa do lado direito de cada jogador deve ser de cor clara.


Peças - 



32 peças, 

16 brancas e 16 pretas. 

Sendo que ambas as cores possuem: 

2 Torres 

2 Cavalos 

2 Bispos 

1 Dama 

1 Rei 

8 Peões


Movimentação das Peças 



   

Regra: Sempre as brancas começam a partida.


XEQUE

Xeque: 

O que é: O Rei está sob ataque de uma peça adversária.

O que acontece: O jogador tem três opções para escapar do xeque:

1- Fugir (Mover o rei para uma casa segura.)

2- Proteger (Colocar uma peça entre o Rei e a peça que está ameaçando.)

3- Capturar (a peça que está ameaçando o Rei.)

Resultado: A partida continua.


Xeque-mate (Mate):

O que é: O rei está em xeque e não há nenhum lance legal para sair dessa ameaça. 

O que acontece: O rei não tem para onde fugir, não pode ser coberto e nenhuma peça pode capturar o atacante. 

Resultado: É o fim da partida e o jogador que sofreu o mate perde. 


Afogamento:

O que é: Situação de jogo onde o Rei não está ameaçado, e não tem nenhuma outra peça para movimentar e as casas que o Rei pode ir estão ameaçadas.

O que acontece: A partida acaba empatada.


Em resumo:

Xeque: Ameaça com possibilidade de fuga.

Xeque-mate: Ameaça sem possibilidade de fuga = vitória.

Afogamento: Sem lances legais, mas sem xeque = empate.


Movimentos Especiais

Promoção

Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a damatorrebispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento. A promoção não é limitada às peças que tenham sido capturadas.

Roque

Roque é uma jogada especial que envolve a movimentação de duas peças em um único lance, o rei e uma das torres.[ O objetivo da jogada é proteger o rei, tirando-o do centro.[2] O movimento consiste no deslocamento lateral do rei na primeira fileira em duas casas na direção da torre com a qual desejar "rocar", e a torre escolhida passa através do rei permanecendo na primeira casa após o "salto". Existem dois tipos de roque, a depender da torre escolhida para o movimento: o roque maior (quando realizado com a torre mais afastada) e o roque menor (quando feita com a torre mais próxima).

Roque Menor
representado nos sistemas de notação de xadrez como O-O

Roque Maior
 representado nos sistemas de notação de xadrez como O-O-O

En Passant

Acontece quando um peão salta duas casas e para ao lado do peão adversário, este por sua vez anda na diagonal à frente e captura a peça que ficou para trás.
Essa captura deve ser imediata logo após esse movimento de salto de duas casas, não podendo ser feita posteriormente a esse movimento.



Requisitos

Antes de executar a jogada, é necessário o atendimento aos seguintes requisitos:

  1. O rei e a torre envolvida não podem ter se movimentado nenhuma vez desde o início do jogo;
  2. As casas entre o rei e a torre devem estar desocupadas;
  3. O rei não pode estar em xeque, nem ficar em xeque depois do roque;
  4. Nenhuma das casas por onde o rei passar ou ficar deverá estar no raio de ação de uma peça adversária. Isto não se aplica à torre envolvida.

Caso o roque seja com a torre da ala do rei, chama-se roque pequeno. Sendo a torre escolhida da ala da dama, chama-se roque maior.

Ao trocar, o enxadrista deve mover primeiro o rei e depois a torre.


XEQUES TRADICIONAIS

Mate do Pastor é um tipo de xeque-mate básico efetuado pelas brancas durante a abertura, que segue a ideia de atacar o peão que se encontra na casa f7 e que é defendido apenas pelo rei. Estes são os lances principais do mate do pastor:
1. e4 e5
2. Dh5!? Cc6
3. Bc4 Cf6??
4. Dxf7#


Mate do Louco é o xeque-mate mais rápido possível do xadrez, sendo executado com o segundo lance das peças negras. É extremamente raro, já que para a sua ocorrência as brancas devem cometer erros incomuns, mesmo entre principiantes, ao fazer duas das piores jogadas de abertura possíveis.

A sequência mais comum do Mate do Louco em notação algébrica:

1.f3 e5

2.g4?? Dh4#



Xeque-Mate do ...





EXERCÍCIOS DE XADREZ


1 - Qual é o nome das casas marcadas no tabuleiro?


R: ______,______,______,______,______,______,______,______,______.



2 – Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes peças?


Rei branco: _______ Dama preta: ______ Bispos brancos: ______,______.



3 – Nas posições abaixo dizer se o Rei preto encontra-se em xeque,, xeque-mate ou afogado:


a) Brancas: Ra8, Dh6

Pretas: Ra6 R: __________________________


b) Brancas: Rc3, Dh1

Pretas: Rc1 R: __________________________


c) Brancas: Rc6, De6

Pretas: Rd8 R: __________________________


d) Brancas: Rf3, Dg3

Pretas: Rh3 R: __________________________


e) Brancas: Rb3, Db7

Pretas: Ra8 R: __________________________


f) Brancas: Rb7, Df2

Pretas: Rf8 R: __________________________


g) Brancas: Rg6, Dh7

Pretas: Rh8 R: __________________________


4 – Nos exercícios abaixo, as brancas jogam e dão xeque-mate em 1 lance, como?


a) Brancas: Ra6, Dh7

Pretas: Rb8 R: __________________________


b) Brancas: Rc4, Db8

Pretas: Ra4 R: __________________________


c) Brancas: Rf3, Dg8

Pretas: Rh1 R: __________________________


5 – Quais são as 5 maneiras diferentes de dar xeque mate nas pretas?

Brancas: Rg3, Db2

Pretas: Rh1 R: __________________________


6 – No exercício abaixo, as brancas forçam o xeque mate em 2 lances, como?

Brancas: Rf6, Df4

Pretas: Re8 R: __________________________


7 – Como as brancas dão mate em um lance?

a) Brancas: Rf6, Ta1

Pretas: Rf8 R: __________________________


b) Brancas: Rf5, Tc8

Pretas: Rh5 R: __________________________


c) Brancas: Re3, Tc3

Pretas: Re1 R: __________________________


8 – Como as brancas dão mate em um lance?

a) Brancas: Rh1,Dg6, Bh4

Pretas: Rh8 R: __________________________


b) Brancas: Ra1,Bc6,Bd6,Th3

Pretas: Rd8 R: __________________________


c) Brancas: Rf6, Bg6, Bd6

Pretas: Rh6 R: __________________________


d) Brancas: Rg3, Bf2, Be2

Pretas: Rh1 R: __________________________


9 – Quais as casas ameaçadas por um cavalo situado em:

a) h1: __________________________________

g1: __________________________________

f1: __________________________________

f2: __________________________________

f3: __________________________________


b) Quais das casas do exercício acima o cavalo é mais ativo? ________________



c) Como podem as pretas executar xeque-mate em um lance?

Brancas: Ra1

Pretas Ra3, Ba2, Cb4 R:_______________________________



10 – Quais são as duas maneiras das pretas dar mate em um lance?


a) Brancas: Rb4, a3, b3,c3

Pretas: Rb6, b5, a7, c6 R: __________________________


b) Brancas: Rb1

Pretas: Rb3, b2, a3, c3 R: __________________________


c) Brancas: Re1

Pretas: Re3, Be2, d3, f3 R: __________________________


Comentários